sábado, 17 de maio de 2008

Pacientes diabéticos podem beneficiar com a ingestão de vinho e chás.

O Vinho tinto e o chá podem ajudar os doentes diabéticos a metabolizar açucares, de acordo com um estudo publicado em Fevereiro último, no “Journal of Food Biochemistry”. No entanto os autores alertam para a necessidade de ser necessária mais alguma pesquisa suplementar antes de referirem as dosagens ideais para a aplicação benéfica destes dois produtos no dia a dia.
Pessoas que vivem diariamente com esta doença, devem manter os níveis de açúcar no sangue, tão normais quanto possível, prevenindo assim a possibilidade de aumentar os riscos de problemas cardíacos, hipertensão arterial, e possíveis danos nos rins, nervos e vasos sanguíneos.



“Os níveis de açúcar no sangue, ou glucose sanguínea, aumentam rapidamente nos doentes com diabetes imediatamente a seguir a uma refeição”, menciona o investigador Kalidas Shetty, professor de Biotecnologia alimentar na Universidade de Massachusetts, Amherst, e membro da U.S. State Department Jefferson Science. “O vinho tinto e o chá contêm antioxidantes (fenólicos) naturais, que podem abrandar a passagem da glucose através do intestino delgado, e eventualmente também a sua passagem para a corrente sanguínea, prevenindo desta forma o referido rápido aumento de glucose.
Shetty e a sua equipa, no departamento de Ciência Alimentar, conduziram este estudo como parte de uma iniciativa mais abrangente, que pesquisa os benefícios de uma dieta diversificada com alimentos frescos e saudáveis, produzidos localmente. A medicação que se aplica correntemente para a diabetes, no sentido de regular o açúcar sanguíneo, tem efeitos secundários que incluem problemas intestinais. A medicação induz uma regulação defeituosa das enzimas pancreáticos, que causam cólicas, flatulência e diarreia. Shetty e os seus colegas cientistas Young-In Kwon e Emmanouil Apostolidis afirmam que terapias alternativas, tais como uma gestão dietética, pode oferecer uma solução sem efeitos secundários.
Uma dieta rica em Vinho tinto demonstrou já em outros estudos benefícios para a o aparelho cardio-vascular. A dieta mediterrânica, rica em vinho e fruta, provou que pode prevenir ataques cardíacos. Da mesma forma, estudos sobre Chá provaram efeitos muito benéficos na saúde em geral. São ambos ricos em Fenol, químicos baseados em substâncias vegetais, que foram encontrados em estudos anteriores para prevenir doenças cardio-vasculares. Estes químicos actuam também como anti-oxidantes, ajudando assim a reduzir o stress oxidativo que degenera os tecidos humanos que prevalecem nesta doença.
Os cientistas prepararam amostras de duas enzimas. A primeira enzima alpha-glucosidase, é responsável por fazer disparar a absorção da glucose no intestino delgado. Nos pacientes da diabetes, esta enzima provoca demasiado amido e açúcar para ser digerido no intestino delgado, inundando deste modo o sangue com demasiado açúcar. A segunda enzima, chama alpha-amilase, é muitas vezes despoletada pela medicação usada pelos pacientes da diabetes, provocando dolorosos efeitos secundários.
Depois de prepararem as enzimas, os cientistas expuseram as amostras a quatro tipos de chá: verde, preto, oolong e branco, assim como a oito tipos de vinho; qutro tintos e quatro brancos, todos adquiridos em lojas locais. Quando os cientistas expuseram as enzimas separadamente aos chás e vinhos, constataram que todos os vinhos tintos foram capazes de inibir a enzima alpha-glucosidase quase a 100%, o que significa uma melhor regulação entre o açúcar e o sangue. Os vinhos brancos apenas conseguiram inibir esta molécula em cerca de 20%. Todos os chás inibiram entre 85 a 95% esta enzima. Shetty acrescenta ainda que a diferença entre os vinhos brancos e os tintos não causou nenhuma surpresa, dados os níveis de fenóis serem consideravelmente mais altos nos tintos.
Ademais, nem o vinho nem o chá fez disparar a enzima pancreática alpha-amilase, o que significa que estas bebidas podem potencialmente prevenir os dolorosos efeitos secundários.
Apesar de tudo isto, Shetty alerta para o facto do vinho tinto como terapia para a diabetes está ainda longe de ser uma realidade, uma vez que é extremamente difícil conceber uma dosagem diária para a população em geral, baseada neste estudo. “Eu não sugiro que bebam vinho tinto para resolver este problema por si só”, disse, “Sugiro um ou dois copos de vinho tinto, por dia, mais quatro ou 5 chávenas de chá, e uma escolha variada de alimentação”, para que haja um consumo óptimo de fenóis.
“Consideramos que a melhor forma é haver diversidade suficiente de quantidade de alimentos locais e tradicionais, especialmente alimentos frescos, que possam fornecer doses incrementais deste fenóis químicos”, disse.

Fonte - Revista Wine & Spirits

Sem comentários:

Enviar um comentário