quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Douro – Património Mundial UNESCO – Berço de vinhos únicos…

Começamos hoje com um ciclo dedicado às diversas regiões vinícolas de Portugal. Queremos apenas contribuir para que os enófilos espalhados um pouco por todo o mundo possam conhecer um pouco mais de cada uma das regiões produtoras de vinhos reconhecidamente únicos, com personalidade vincada e de excelente qualidade.

Começamos com o Douro. Admito que começamos por esta região, por ser a minha preferida. Como homem do norte que sou, com raízes nesta região, pareceu-me apenas estar a fazer justiça àquela que considero uma das mais belas regiões do mundo.
Desde sempre foi inspiração de poetas, como o grande Miguel Torga que escreveu:
“Ser neste chão árido e hostil um novo criador de vida, dar aí uma resposta quotidiana à morte, transformar cada ravina em parapeito de esperança e cada bagada de suor em gota de doçura - eis o que o Titã ensinou aos homens, e o que Zeus lhe não perdoou. Por isso o seu perfil rebelde é o próprio perfil dos montes.” In “Portugal (Um Reino Maravilhoso - Trás-os-Montes)”.

Mesmo sem ser poeta, a sensação que me fica de cada vez que visito este paraíso, é a da nossa esmagadora pequeneza. Olhando para todo o vinhedo espalhado pelas encostas de montes e serras, em socalcos conquistados ao granito e ao xisto, percebe-se a determinação e a coragem de quem vive para o vinho. Vinho feito com paixão, sinónimo do próprio sangue que lhes corre nas veias… Bom, mas falemos agora dos vinhos feitos nesta região, também eles de carácter vincado e únicos no mundo.

Já durante a ocupação romana da península ibérica se produziam vinhos nesta região. Durante muitos anos, desde a sua constituição como região demarcada pelo alvará régio de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, de 10 de Setembro de 1756, esta região dedicou-se a produzir vinhos fortificados com a denominação de “Porto”. As pipas com este magnífico néctar eram transportadas desde a Régua até à cidade do Porto, pelos saudosos Barcos Rabelos, onde depois envelhecia nas ainda agora magníficas caves de Vila Nova de Gaia.

A partir de meados dos anos 50, do século XX começaram-se a fazer também alguns vinhos DOC Douro, aproveitando assim as magníficas características organolépticas que as uvas autóctones desta região apresentam. Nasceu nesta altura aquele que é ainda um emblema e talvez o mais conhecido e conceituado vinho português da actualidade, o Barca Velha, da Casa Ferreirinha. Os processos foram-se aperfeiçoando, e neste momento a produção de Porto e vinhos tranquilos ou licorosos equivalem-se em percentagem. Quer isto dizer que se descobriu finalmente, que o Douro também produz excelentes vinhos não fortificados, que a cada momento vencem prémios internacionais por esse mundo fora. Os tintos são ricos em cor e aroma, são aveludados e agradáveis ao sabor e envelhecem nobremente, e os brancos finos, leves, frescos, agradavelmente acídulos e muito aromáticos.

Quanto ao Vinho do Porto, aquele que é um Ex-Libris do nosso País e do Douro em particular, é quanto a mim uma bebida ainda muito pouco conhecida no seu próprio país. Essencialmente um vinho extremamente complexo, em que a doçura assume particular importância, na verdade apenas as suas versões Ruby e Tawny são consumidas habitualmente pelos portugueses. E quem conhece o vinho do Porto sabe bem como é fantástico um Tawny velho de 10 anos por exemplo a acompanhar uma bela sobremesa com chocolate ou fios de ovos… Para já não falar dos magníficos colheitas de ano, verdadeiras pérolas escondidas nos recônditos das caves de Vila Nova de Gaia, ou um precioso Vintage, exponente máximo de um ano considerado como tal, pela excepcionalidade da produção obtida em termos de qualidade…
Exorto todos a aprofundarem o vosso conhecimento sobre este magnífico néctar. Eu continuo a aprender, e quanto mais conheço mais me convenço da genialidade e qualidade única deste vinho de expressão mundial!

Haveria muito mais a dizer, acreditem, mas se quiserem saber mais estamos à vossa disposição para informações mais detalhadas, inclusive sobre os produtores nossos parceiros nesta região.

Até breve com mais uma região…


Sem comentários:

Enviar um comentário