quarta-feira, 18 de março de 2009

Vinho a Copo Vs Coca-Cola (ou outros refrigerantes e bebidas menos aconselhaveis...)

Não... não venho fazer má publicidade à Coca-Cola, dizendo que serve para limpar bornes de baterias, ou bancas lava-loiça... até porque somos pequenos demais para alguma vez podermos, se o quiséssemos, abanar este gigante mundial. O título apenas serve para chamar a atenção de algo que pessoalmente me incomoda! O facto de sermos "obrigados" a beber um refrigerante à refeição, quando poderíamos desfrutar de um belíssimo copo de vinho!!! Isto sim, incomoda-me e muito!

Na verdade, esta ideia surgiu-me há poucos dias atrás, quando me sentei para almoçar, num restaurante tipicamente português... Na verdade até fiquei surpreendido com os chamados "pratos do dia", onde figurava por exemplo "Lasanha de frango com cogumelos e espinafres"... fantástico (pensei eu)! Até que enfim alguém a fazer um prato que embora não seja tipicamente português, torna a nossa refeição um pouco menos monótona. Convém que se diga que não sou propriamente um apreciador da restauração. Primeiro porque adoro comida caseira, mas feita em casa, e segundo porque detesto cair na monotonia dos nossos menus... Dito isto, e enquanto aguardava a chegada da surpreendente lasanha, fui olhando para a carta de vinhos. Bom, eu sabia que ficaria desiludido, mas como sou um optimista sempre fico com uma réstia de esperança de ver algo que me surpreenda pela positiva. Pois... não foi o caso... Os vinhos normalmente variam conforme a região em que estamos, no caso em Estarreja as escolhas não são muito diferentes da zona em que vivo. Os do costume! E os preços?! Bem os preços são aquilo que mais me irrita!! Sabendo como sei, o preço que as distribuidoras fazem à restauração, acreditem que me faz perder a vontade de beber qualquer vinho. Como é normal dizer-se, cada um manda na sua casa, e no caso dos restaurantes não é diferente, e eu devo respeitar a opinião e estratégia (quando há) de cada um. Mas meus amigos, por em cima de um vinho algo como 200%, convenhamos não só é um abuso, como uma falta de respeito pelo consumidor! Obviamente que cada vez menos gente bebe vinho no restaurante, e quem os pode censurar?!
É aqui que entra a Coca-Cola (que por acaso até me soube bem, porque já não bebia há anos...), e quem diz esta bebida poderia dizer muitas outras semelhantes. Claramente é muito mais barata que qualquer meia garrafa de vinho, e sempre nos distrai de alguma forma em relação aquilo que é mais importante. E chegamos enfim aquilo de que gostaria de falar, e o tema principal desta peça, o "Vinho a Copo"!! Mas então, num país produtor de vinho, com uma indústria a crescer exponencialmente em termos de qualidade, com uma exportação crescente todos os anos (das poucas industrias que cresceu em 2008!), somos "obrigados" a beber refrigerantes??? Será que não seria mais fácil promover o vinho a copo na restauração?? Com tantas referências disponíveis, com uma relação preço/qualidade cada vez melhor, isto não iria fazer disparar o consumo de vinho em Portugal? Pelos vistos meus amigos, eu e outras pessoas como eu, estão nitidamente a pregar para os peixinhos! É triste, mas devo admitir que a restauração em Portugal não tem visão ou estratégia (falo na generalidade e deixo de foram alguns poucos exemplos - Utwo em Espinho!!). Se o problema é a guarda dos vinhos abertos, já existem diversas formas de conservar o vinho em perfeitas condições, e quem tem muito consumo provavelmente nem teria de se preocupar com isso, certo?

Exorto toda aqueles que adoram vinho, e que querem ter a possibilidade de acompanhar as suas refeições com um belo copo de vinho português, a pedirem sempre vinho a copo quando vão ao restaurante! Pode ser que este movimento mude certas mentalidades, e possamos isso sim, beber uma Coca-Cola de quando em vez, só para "desenjoar"...

Até breve e obrigado pela paciência...

2 comentários:

  1. Viva Vitor,

    Concordo plenamente com o post embora consiga perceber que em certo tipo de restaurantes, mais talhados para a juventude, os refrigerantes imperem. Mas nada os impede de alargar um pouco a oferta e se baixarem um pouco a margem, nos dita restauração, e introduzirem o vinho a copo acabarão por vender mais. Isto porque as queixas dos restaurantes não morre solteira, já quando se tratou de baixar o Iva o consumidor também não viu beneficios pois o Iva baixou mas não os preços de uma refeição. Se há alguém culpado será a ganância de que está por detrás do balcão.

    Um abraço e até sempre.

    ResponderEliminar
  2. Exactamente José, o grande problema quanto a mim é mesmo conforme disse e muito bem a ganância! Porque sabemos bem que a tendência da restauração, é fazer com que o vinho pague os custos quase na totalidade! Isso é errado, e demonstra uma falta de visão e de estratégia. Por isso acho que todos devemos começar a pedir vinho a copo, pois pode ser que a mentalidade comece aos poucos a mudar! Obrigado pelo seu comentário José!

    Até breve!

    ResponderEliminar