quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Colaboração com Aldespy.com - Prova de Vinhos Espanhóis!

Afinal estamos tão próximos, e temos uma história comum tão longa... Falo dos nossos vizinhos em Espanha, claro! O panorama vinícola em Espanha é muito semelhante ao que se vive no nossos país, e por isso mesmo é bom conhecermos de perto um mercado cujas semelhanças podem tornar a nossa ligação ainda mais forte, no que toca ao mundo dos vinhos. Nesse sentido, e numa das conversas com o nosso bom amigo Joan da Aldespy, decidimos fazer um "intercâmbio" vinícola, e trocar algumas garrafas e publicar as nossas opiniões em cada um dos blogues. 

Na verdade o Joan foi muito mais rápido, e portanto o artigo sobre os nossos vinhos foi publicado em tempo útil... Podem lê-lo aqui. Quanto à nossa prova com os vinhos espanhóis, admito que ela foi feita também em tempo útil, mas a sua publicação... essa só agora é que vai ser feita. Bom, mais vale tarde que nunca!
Vinhos em prova:

1 - Damana 5 meses

     Ribera del Duero DO 2008
     Produtor - Bodegas y Viñedos Tábula SL
                      Olivares de Duero (Valladolid)
     Castas - 96% Tempranillo e 4% Cabernet Sauvignon
     Fermentação a 28º C, maceração de 20 dias, estágio de 5 meses em cascos de carvalho Francês e Americano.
    13,5 % by Vol.
     Nota de prova - Cor ruby de média intensidade, aroma a fruta, compota, algumas notas balsâmicas. No palato tem uma boa acidez, a madeira está bem "escondida", fruta madura bem perceptível e alguma tosta. Na nossa opinião, um belo vinho!


2 - Editor
     Rioja DOC 2007
     Produtor - Bodegas Santamaria Lopez, SL
     La Guardia
     Casta - 100% Tempranillo
     13,5% by Vol.
     Nota de Prova - Côr Ruby brilhante, dada a sua juventude, aroma a fruta bem madura, quente... Na boca apresenta uma boa acidez, taninos bem equilibrados, mais uma vez a confirmação de fruta bem madura. Bela estrutura e alguma complexidade num vinho que nos agradou de forma bem evidente. O nosso preferido neste lote!


3 - Orden Tercera
      Verdejo 2008 DO Rueda
      Produtor - Javier Sanz
      Casta - 100% Verdejo
      13% by Vol.
      Nota de Prova - Côr verde brilhante, aroma a fruta exótica, bem madura. No palato revelou uma excelente frescura, apesar do seu volume de alcoól, boa estrutura. Um vinho equilibrado e que casa muito bem com pratos de marisco cozido ou grelhado. Gostamos sinceramente!

E vamos começar já a preparar o próximo "intercâmbio" cultural... queria dizer vínico! Portanto Joan, vai pensando em mais 3, ok?!

Até a próxima com mais algumas provas!



Reblog this post [with Zemanta]

Sem comentários:

Enviar um comentário