quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Casa Aranda - Um novo projecto no Dão! Modernidade na tradição...

Caros Amigos,

Contrariando os nossos jornais/telejornais preenchidos de notícias negativas, a Vinixá decidiu apresentar aspectos fantásticos do nosso país como por exemplo as Quintas de Produtores de Vinhos espalhadas por todo lado. Muitas delas combinadas com Enoturismo, representam um lugar para nos refugiarmos do nosso dia a dia.

Casa Aranda

Uma Quinta maravilhosa situada no coração do Dão, entre a Serra do Caramulo e a Serra da Estrela. Esta região tem características muito específicas, como a altitude entre os 400m e 600m, que confere ao vinho frescura e boa maturação, e o solo de 100% granito que lhe dá um cunho mineral, produzindo vinhos fantásticos com uma grande longevidade.

Ao chegarmos ao Solar da Casa Aranda temos a sensação de recuar um século. Uma casa toda em pedra/granito com janelas e portadas como hoje já praticamente não existem. Brasões em granito, um jardim com as cores do arco-íris e no ar um maravilhoso cheiro composto de vários aromas das diversas flores e plantas existentes naquele local. O Solar em si não é possível descrever por simples palavras. Decorado com peças únicas e cada uma delas contando uma história. Tudo no seu devido lugar e sempre lá colocado com carinho e paixão.
Depois do jardim encontra-se uma vinha velha com ca. 35 anos que é composta por  ca. 10 castas diferentes (ex.: TT  rufete, bastardo, tinta pinheiro, tinta cão e baga;  BR Dona Maria, Borrado de Mosca, Cerceal, Malvasia e  Fernão Pires ) sendo que algumas delas se encontram lamentavelmente em extinção. Mas também encontramos a nossa Touriga Nacional. A combinação destas castas dá origem a um néctar maravilhoso.
Também os graus de maturação diferentes das diversas castas na altura da vindima contribuem para que os vinhos sejam únicos nas suas características.
Praticamente só existem pequenas correcções ao solo, fazendo analises a esse e depois corrigindo a acidez com uma mistura de calcário com magnésio em velado sim e velado não. (Estes serão corrigidos no ano seguinte)
A vinha nova, situada do lado da frente do solar, é de 2004 e encontra-se numa fase experimental com castas Malvasia Fina, Encruzado, Syrah (1ha) e também Alvarinho. Veremos que maravilhas esta vinha futuramente terá reservado para nós.
A Vinha do Corgo situa-se muito próximo do solar e fica a 400m de altitude. Usufruindo de um “microclima”, esta vinha tem quatro talhões: 3 TN e 1 Tinta Roriz. O objectivo é fazer a vinificação dos quatro talhões em conjunto, aproveitando assim as características e potencialidades de cada uma das castas.
Outra vinha da Casa Aranda e mais afastada do Solar é a “Quinta de Silvares”.
Situada a ca. 600m de altitude, esta vinha tem 7ha e vinhas com 10 anos. A casta mais predominante desta vinha é a Touriga Nacional. Juntamente com as outras castas (tintos) a vindima chega a ter 50.000 – 60.000kg de uvas.
A própria adega também situada perto do solar é pequena mas muito funcional. Cumpre as normas e os requisitos para que seja possível durante e depois da vinificação dar às uvas e ao vinho todos os cuidados necessários para obter um resultado final excelente.
Sem duvida um produtor a seguir com muita atenção num futuro muito próximo!

Até breve

Fátima Pires



Enhanced by Zemanta

1 comentário:

  1. Belíssimo post e uma recordação de um dia muito bem passado com o pessoal da Aranda. Sem duvida um exemplo de um produtor que tem tudo para vencer!

    ResponderEliminar