sábado, 29 de maio de 2010

Social Media - Como pode ajudar a vender os meus vinhos? Parte 2

Voltamos então ao assunto do nosso último post. Se bem se lembram, dissemos então que a interactividade inerente à nova Web 2.0, alterou de forma radical a relação entre utilizadores e as presenças de páginas web. De tal forma que neste momento assistimos a uma escalada de utilização massiva das chamadas Redes Sociais, permitindo que o comum utilizador da Internet consiga "ouvir" e fazer-se "ouvir" por milhares de outros internautas. Esta proliferação de inúmeras bases de contactos leva a que haja uma ligação cada vez mais global a tudo o que se passa à nossa volta! Porque não "aproveitar" esta proliferação para divulgar os nossos produtos?!
É aqui que se encaixa na perfeição uma estratégia de marketing e de partilha de informação, que sem duvida poderá ajudar de forma muito eficaz a vender mais, e também a conhecer melhor os consumidores dos nossos produtos! Provavelmente dir-me-ão que os resultados não são imediatos, ou que serão extremamente difíceis de medir... Eu diria que como qualquer coisa na nossa vida e/ou nos nossos negócios, leva algum tempo a podermos implementar algo que seja eficaz, mas a sua medição não só é possível como é imprescindível! Todas estas ferramentas permitem relatórios muito precisos sobre quem nos visita ou contacta e qual a razão!

Mas não basta abrir conta no Facebook ou no Twitter, e depois construir de forma completamente aleatória uma base de contactos! Importa fundamentalmente construir uma base de contactos que potencialmente nos interessem ou que estejam verdadeiramente interessados em ouvir aquilo que temos para lhes dizer! Isso sim é uma estratégia que nos poderá ajudar a vender mais, e acima de tudo a construir a nossa marca.
Obviamente que não poderemos ter sucesso apenas utilizando ferramentas sociais, mas se juntarmos as formas tradicionais de construção de marca às novas tecnologias, teremos certamente muito mais hipótese de sucesso. Nos EUA já existem diversos produtores com responsáveis pela Social Media, em apoio aos departamentos tradicionais de marketing e vendas! Em Portugal estamos ainda alguns passos atrás na utilização das novas tecnologias de informação, mas temos todas as potencialidades para seguirmos esse caminho e potenciar ainda mais as qualidades dos nossos vinhos.
A Vinixá está neste momento a iniciar um processo de oferta de serviços de apoio à internacionalização de produtores portugueses. Neste serviço, a utilização das ferramentas sociais atinge uma importância muito elevada, pois conhecemos muito bem a necessidade de globalizar e chegar cada vez mais perto do nosso cliente final! Aliamos às estratégias mais clássicas de marketing, a interactividade da Web 2.0, e sabemos que isso nos levará muito mais perto de conseguir os nossos objectivos: Construir a marca, fidelizar mais consumidores e assim potenciar as nossas vendas!

Por isso desafiamos os nossos produtores de vinho, a fazerem algo para mudar o seu negócio, e se essa mudança passar pela internacionalização não deixem de nos consultar! Temos muito para partilhar e sabemos que vos podemos ajudar a ter sucesso neste mundo global.

Até breve!

Vítor Mendes

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