quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quinta de Lodões - Douro Superior... de superior qualidade!

Trás-os-Montes no seu melhor
 

Quinta da Ribeira de Lodões
 
Recentemente tivemos um convite por parte do Sr. Pedro e o Sr. Serafim, director comercial e proprietário respectivamente para visitar a Quinta da Ribeira de Lodões.
Uma Quinta situada próximo de Vila Flor com uma área total de 173 ha. Longe da poluição, onde a natureza ainda está intacta e os ruídos existentes só são os da própria natureza.
O especial desta Quinta é o facto de não ser uma típica Quinta de Vinho mas sim uma Quinta que aproveita várias riquezas que a natureza nos oferece.
Começando pela vinha que também tem uvas de mesa, passando pelo Olival, as diversas árvores de frutos, horta, não esquecendo o vinagre e acabando nas colmeias que são alimentadas por rosmaninho e urze, ambas situadas em lugares de difícil acesso para automóveis e propondo assim condições especiais para as abelhas produzirem um mel fantástico.
Esta região tem várias presas de água que em muitos casos permitem a rega de gota a gota só com a força da gravidade. Uma delas está localizada por detrás da Quinta e armazena 83.000 m3 de água com uma profundidade de 15m no centro. As presas permitem uma fauna e flora características de lagos.
As vinhas abrangem uma área de 30ha e o olival 40ha. As castas predominantes são Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e ainda existe uma área de 4ha com Moscatel.

A adega tem capacidade para armazenamento de 200.000 l de vinho nas cubas e os lagares do vinho são de granito.

Tentando respeitar a natureza o aquecimento da água e da própria casa é através da queima dos caroços das azeitonas, que antes são extraídos no lagar do azeite.
O lagar do azeite tem uma capacidade de produção de 20.000 – 25.000 l, mas de momento só estão a ser extraídos efectivamente 5000 l. O azeite não é filtrado só decantado num decanter com 4500 rotações p/min.
Pelo facto do caroço ser retirado aquando da extracção, reduz a produção em cerca 3%, mas o azeite é mais suave, pois do próprio caroço é só extraído posteriormente o óleo.

A Quinta tem projectos futuros para Enoturismo, e seria uma mais valia partilhar este cantinho do nosso país com apaixonados pelo vinho e muitos outros aspectos positivos da Natureza.

Até uma próxima visita,


Fátima Pires

1 comentário:

  1. Parabéns pelo post. Este é um dos produtores que com um pouco mais de trabalho comercial será um sucesso ainda maior!

    ResponderEliminar