quinta-feira, 5 de novembro de 2009

#EWBC 2009 - 2º e 3º Dias


Conforme prometido, cá estamos a actualizar a informação sobre a EWBC 2009. Depois de um 1º dia dedicado quase exclusivamente à recepção dos participantes e ao magnifico jantar  que os Douro Boy´s nos proporcionaram, o segundo dia começou com diversas sessões subordinadas a diversos temas. Tendo como assunto central os blogues, ouvimos diversos especialistas falarem sobre "blogging 101" (iniciação aos blogues), "Video blogging" e aquela que foi quanto a nós a mais interessante, como rentabilizar a forma como utilizamos os blogues, no sentido de obtermos uma maior procura por parte dos nossos leitores, sessão conduzida pelo Doug Cook da Able Grape. Aprendemos imenso nesta última sessão! 

Para o final da tarde estava reservada uma prova de vinhos portugueses, conduzida pelo inimitavel Charles Metcalfe. Este critico de renome internacional, e conhecedor profundo do nosso país, começou por apresentar superficialmente o seu livro "The Wine and Food Lovers Guide to Portugal" (à venda na Vinixá), uma obra que consideramos ser "O Livro" que é essencial para quem quer conhecer Portugal sobre as vertentes vinícola, gastronómica, cultural e de lazer. Os vinhos em prova foram escolhidos "a dedo" pelo Charles, que na sua forma entusiástica e única conseguiu prender a atenção de uma plateia sedenta de saber mais e mais sobre os nossos vinhos. Foram provados vinhos do Minho, Vinho Verde, Dão, Beiras, Alentejo e Algarve, numa viagem por quase todas as mais importantes regiões vitivinícolas portuguesas. O Douro não esteve representado nesta prova, uma vez que no dia anterior estiverem em prova 26 vinhos desta região! Excelentes escolhas, quanto a nós, ficando na "retina" (leia-se palato), um Madeira Boal que fechou com chave de ouro a degustação. Devemos ainda acrescentar que para finalizar tivemos o enorme prazer e privilégio de ouvir Charles Metcalfe a interpretar um fado de Coimbra!!! Sim, isso mesmo, um Inglês a interpretar com toda a alma um fado!! Momento inolvidavel e único! Obrigado Charles pela prova proporcionada e pela tua amizade!
Para terminar a noite, fomos convidados a jantar no restaurante Eleven. Foi um momento de grande confraternização, com uma vista soberba sobre a cidade de Lisboa!

No último dia estavam previstas algumas visitas a 3 regiões, a saber, Alentejo, Terras do Sado e Tejo. À Vinixá calhou a visita ao Alentejo, patrocinada pela Comissão Vitivinícola do Alentejo. Visitamos em primeiro lugar a Quinta do Mouro, um pequeno produtor de Estremoz, que com a sua personalidade única e até por vezes controversa, nos apresentou de uma forma muito informal os seus vinhos. Vinhos marcadamente Alentejanos, mas com uma marca indelével do seu produtor na tentativa (bem sucedida) de ser diferente. O blend de castas tradicionais alentejanas com outras mais internacionais parece-nos um passo no caminho certo! Parabéns Quinta do Mouro, Parabéns Miguel Louro! Havemos de voltar. A segunda visita foi à Herdade do Esporão em Reguengos. Impressionante pela sua dimensão e estrutura altamente profissionalizada, é sem dúvida um dos ícones do panorama vínico nacional. O almoço foi oferecido no restaurante da herdade, uma sala pequena, acolhedora, onde fomos "apaparicados" pelo escanção Bruno. A conjugação dos pratos com os vinhos da herdade foi calculada na perfeição! Mais tarde publicaremos os pormenores deste almoço, para vos deixar um pouco com "água na boca"! Seguiu-se uma visita pormenorizada pela área de vinificação e armazenagem/envelhecimento da herdade, onde nos impressionou uma das salas de barricas, de grande dimensão, com cerca de 1200 barricas de carvalho francês e americano, onde estagiam os mais recentes nectáres da herdade. Uma visita inesquecivel!
E como tudo o que é bom termina depressa, foi tempo de regresso a Lisboa. A contra-gosto lá arrumamos as nossas coisas e rumamos para Santa Maria da Feira!

Para terminar gostaríamos de dizer que passamos momentos inesquecíveis na EWBC 2009, a organização esteve ireepreensível, agradecemos muito a oportunidade que nos foi dada pelos nossos queridos amigos Ryan e Gabriella Opaz da Catavino.net, e ansiamos pela EWBC 2010! Que venha depressa!

Até breve!


Reblog this post [with Zemanta]

Sem comentários:

Enviar um comentário